O que é um mentor?
Um mentor é alguém que você admira, que o ajuda, te motiva a aprender com as suas próprias experiências de vida. Ele é alguém que alimenta a sua alma e o ajuda a crescer tanto a nível profissional como pessoal.
Como escolher um mentor?
A escolha de um mentor depende de alguns fatores como a empatia, a comunicação, a personalidade, entre outros. Ao escolher um mentor, esteja aberto, não deixe que a idade, o título ou a experiência de um profissional lhe limite.
As redes sociais aproximam os mentores dos interessados. Com tantos profissionais é difícil escolher quem funciona para sua vida e quem não. Para começar a sua busca que tal pesquisar 2 a 3 candidatos potenciais? Ao criar a sua lista de potenciais mentores, faça a si mesmo cinco perguntas:
1. Por que preciso de um mentor?
Antes de mais nada, deve se perguntar: Por que admiro esta pessoa? por suas realizações ou sua experiência profissional? O seu mentor deveria ser alguém que tem a mesma visão profissional que a sua e talvez até tenha alcançado os objetivos que almeja alcançar.
2. O que é Mentoria?
Após identificar alguns possíveis candidatos para mentorá-lo, deve conversar para sentir se há afinidade, empatia e então alinhar expectativas.
“Mentoria é um cérebro para escolher, um ouvido para ouvir, e um empurrão na direção certa”. John Crosby*
O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional na mesma área de atuação do mentorado.
Um mentor te ajuda a abrir a sua mente para novas ideias e possibilidades, identificar oportunidades e aconselhar sobre como promover a si próprio.
A mentoria é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.
A mentoria inclui conversas e debates sobre diversos assuntos que não estão ligados ao trabalho. Este processo possibilita o aprendizado e desenvolvimento na carreira do profissional mais jovem.
3. Quais são as características de um mentor?
O mentor deve ser solidário, comunicativo, inspirador, sabem dar feedback e deve sentir que as suas necessidades são importantes. Conheça bem a pessoa antes de lhe pedir para se tornar o seu mentor. Construa primeiro uma relação de confiança.
Deve haver empatia entre a dupla para que o trabalho se desenvolva de forma eficaz. Muitas vezes escolhemos pessoas com personalidades diferentes que não combinam conosco.
4. Esse mentor poderá me guiar para os meus objetivos profissionais?
Mentoria não significa alguém que lhe diga o que deve ser feito, é alguém que o encoraja a encontrar as próprias respostas. Um bom mentor irá orientar, não aconselhar; inspirar, não motivar; criticar, não julgar; e dividir ideias e opções, mas não o fazer por si.
5. Este mentor é feliz em sua carreira?
Ser bom em alguma coisa e fazer bem na sua carreira escolhida não significa necessariamente que tenha alcançado sucesso. Procure alguém que ame o que faz, que se concentra em objetivos, em resultados, em descobrir o potencial e que traz algum desconforto, algum desafio – “um empurrão na direção certa”.
*Em 1986, o Dr. Richard Caruso fundou junto com o Dr. John Crosby a Uncommon Individual Foundation, uma fundação sem fins lucrativos, para ajudar indivíduos e organizações a reconhecer e abraçar o poder da tutoria para alcançar o sucesso.
Deixar um comentário