No campo da Administração há três conceitos que contribuem para o sucesso da cadeia logística que muitas vezes são confundidos entre si: A eficiência, a eficácia e a efetividade. Três índices que também são muito importantes no que diz respeito ao mercado de trabalho.

A eficiência tem foco no processo e trata de realizar um trabalho da melhor maneira com os recursos que você tem à disposição (sejam recursos financeiros, de tempo, conhecimento ou material), o famoso custo-benefício. A eficácia tem foco no resultado, assim, objetiva cumprir exatamente o que foi proposto. Já a efetividade é fazer o melhor trabalho possível atingindo o resultado esperado e, ainda, trazer um impacto positivo.

Mesmo que entre os três a efetividade seja o mais importante, no canal do Youtube “Este tal de professor”, o professor Wesley Nascimento comenta:

“Eficácia é primordial, é melhor atingir resultado do que ficar otimizando recurso e não chegar a lugar nenhum”.

Todavia, o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente e competitivo, certo? O que os gestores esperam de seus subordinados é exatamente a efetividade do colaborador em um processo, portanto, possuir os três quesitos é o combo do sucesso na carreira profissional.

No site de busca de empregos “Empregare” além de preencher o campo de experiências e atividades executadas, você pode preencher um campo chamado “resultados gerados”. Ou seja, além de fazer as suas atividades, de que forma você conseguiu impactar positivamente a longo prazo? O site exemplifica um aumento de 10% no lucro e a redução de turnover no projeto XYZ.

Traduzindo em uma linguagem menos organizacional: Um professor de enfermagem que ensina aos seus alunos como salvar uma vítima de afogamento está sendo eficiente, o aluno ao aprender como fazer este procedimento está sendo eficaz e uma pessoa ser salva por este aluno é um resultado efetivo de longo prazo.

Isso significa que o quanto mais se busca ser eficiente e eficaz em sua carreira profissional, mais efetivo você será no que fizer!

É importante lembrar de efetividade com uma citação do nosso querido Walt Disney:

“O que quer que você faça, faça bem feito. Faça tão bem feito que, quando as pessoas te virem fazendo, elas queiram voltar e ver você fazer de novo e queiram trazer outros para mostrar o quão bem você faz aquilo que faz”.

 

– Juliane Bueno de Andrade.