No contexto educacional, o inglês é ressaltado com grande importância, visto que, compreender o idioma a um nível propício para comunicação, que envolve a fala, a escrita e a escuta, é um passo positivo frente aos concorrentes do mercado de trabalho. Na maioria dos casos, o idioma possui classes obrigatórias no cotidiano escolar de estudantes que frequentam os anos base ou, a fase final do período escolar.

No entanto, vale ressaltar que, na atual era da conectividade e do acesso ilimitado a diversos meios digitais, o inglês não é o único ponto de necessidade avaliado e considerado no aprendizado escolar. Em um mundo globalizado, em que a tecnologia está inteiramente disponível aos usuários de todo o mundo, a proposta de um ensino educacional direcionado a este segmento é um diferencial.

A atual geração, imersa desde pequena neste mundo tecnológico, deve seguir aperfeiçoando-se e utilizar a tecnologia não apenar para momentos de diversão, mas como uma contribuinte ao desenvolvimento educacional de jovens e adolescentes por meio da adaptação a um modelo alheio de transmissão de conhecimento: a educação tecnológica.

O termo, demostra a evolução e desenvolvimento educacional através da introdução de competências que contribuem à criação de um indivíduo preparado e completo, com as características exigidas pelo atual mundo corporativo, que relaciona a importância da execução atrelado ao processo de aprendizagem.

Deste modo, a educação tecnológica possui uma visão específica e alheia aos modelos de ensino padronizados, e, é desenvolvida considerando: o conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências transformativas; o papel de criticidade frente as diversas situações do cenário mundial; e, a formação cidadã, consciente e responsável.

Muito embora, este desenvolvimento educacional, voltado a formação do indivíduo, ainda é desconhecido na maioria dos centros educacionais, em que a fonte tradicional de ensino, o professor, repassa seu conhecimento aos estudantes por meio de estratégias e métodos ultrapassados, que não permitem a evolução pessoal do estudante.

Neste contexto, defende-se a importância da educação tecnológica, que promove o fortalecimento de pontos fundamentais ao futuro do indivíduo, através do uso coerente das tecnologias. Compreende-se a necessidade deste ponto quando mencionado que contribui ao aperfeiçoamento de características como: o raciocínio lógico, a criatividade, a concentração, e, a solução de problemas.

Prontamente, em um comparativo da língua inglesa e do desenvolvimento da educação tecnológica, nota-se um complemento entre os dois pontos, o inglês é fundamental para o acesso a materiais atuais e completos, bem como, internacionais, por outro lado, o desenvolvimento da educação tecnológica promove o amadurecimento de habilidades e resolução de problemas, pontos úteis em qualquer ambiente de atuação.

Complementa-se que a educação tecnológica auxilia igualmente no desenvolvimento motivacional, bem como, promove maior interação, trabalhos em equipe, o aperfeiçoamento da criatividade e criação de uma interação mútua entre o docente e o estudante.

Apesar dos inúmeros benefícios de seu desenvolvimento, vale considerar que a realidade de diversos jovens brasileiros é limitada ao ensino tradicional, promotor de um modelo de educação ultrapassado e que pouco contribui ao desenvolvimento dos estudantes. Apesar deste ponto, evidencia-se a importância e necessidade de desenvolver esta prática em centros com capacidade e suporte, uma vez que, a tecnologia aliada ao ensino e disseminação da língua inglesa é um diferencial contribuinte ao desenvolvimento de crianças e jovens durante seu processo educacional.