A globalização e o avanço tecnológico são temáticas gradativa e crescentemente presentes na atual era de um mundo tecnologicamente digitalizado, em que fronteiras e barreiras ao compartilhamento de informações são gradualmente reduzidas em todos os cenários, sejam estes voltados ao contato pessoal e profissional de indivíduos e empresas de todo o mundo.
Deste modo, quando aborda-se a presença e as ações digitais tomadas por empreendimentos, é possível mencionar o “posicionamento digital”, que refere-se as ações e atribuições relatadas a uma marca, e, como estas são percebidas pelos usuários. Simplificadamente, são as atitudes da empresa e como estas atingem positiva ou negativamente os consumidores.
Logo, para prezar por um posicionamento coerente e alinhado a proposta e aos valores da empresa, a fim de impedir que sua imagem seja atribuída a fatores negativos, os empreendimentos devem traçar um plano estratégico de sua marca, avaliando o mercado e o público. Visto que, “quem não sabe onde vai, não chega a lugar nenhum”.
A afirmativa define empreendimentos que não atuam e direcionam corretamente suas práticas de marketing digital e posicionamento ao optar por divulgações e publicações que não possuem relação com o real propósito de suas marcas e, optam por conteúdos que não contribuem aos seus engajamentos digitais. Neste contexto, o posicionamento correto depende de uma série de fatores.
Inicialmente, um planejamento assertivo é o principal diferencial para o engajamento e interesse dos consumidores. Caso desenvolvido incorretamente e isento de perspectivas claras, as estratégias podem não ter serventia. No entanto, se corretamente alinhadas, definem explicitamente a forma de atuação e as estratégias necessárias para a obtenção de resultados positivos. Desta forma, é necessário compreender os interesses, preferencias e posicionamento do público alvo do negócio, bem como, as expectativas destes.
Estes pontos são necessários para que o cliente seja conquistado por meio de um diálogo envolvente e capaz de cativá-lo. Para isso, o conteúdo apresentado nas suas linhas digitais deve ser alinhado e vinculado ao real significado da empresa e a sua entrega e objetivos já estabelecidos e praticados fora das redes.
Definidas e traçadas estas informações, é necessário desenvolver um conteúdo interativo que estabeleça e fixe uma imagem positiva e constantemente lembrada pelos consumidores. De tal forma, é importante compreender e estabelecer um posicionamento claro, eficaz e coerente.
Em minha visão, o posicionamento digital e presença online é um quesito importante ao desenvolvimento e abrangência de empreendimentos que buscam crescimento em sua área de atuação. Atualmente, é imprescindível que empresas atuem em um ambiente mais amplo e abrangente para conquistar clientes e resultados positivos.
Como ambiente abrangente e amplo, pode-se mencionar as redes sociais, representadas principalmente pelo Instagram, WhatsApp, Facebook e Youtube, as mídias mais utilizadas pelos brasileiros. Estas, com seu poder de abrangência, podem gerar grande impacto no desenvolvimento e imagem de uma marca, positiva ou negativamente.
Deste modo, é frequente visualizar o uso destas mídias sociais para divulgação e apresentação de um empreendimento ao mercado consumidor. No entanto, atuando com redes com grande quantia de acessos e relevância, é fundamental observar com cuidado como serão realizadas as publicações e qual o conteúdo abordado, uma vez que, falhas e informações que são apresentadas incorretamente ou que não cativam os consumidores, podem desinteressá-los, bem como, gerar uma impressão negativa sobre o negócio.
Igualmente, é importante mencionar que, como é descrito no documentário, “O Dilema das Redes”, muito do que é apresentado nestas redes pode ser ilusório e desenvolvido para conquista de novos clientes. Deste modo, menciona-se, por fim, a importância da publicação de conteúdos conscientes, realistas e que favoreçam uma relação transparente entre empresa e consumidor. Publicar conteúdos conscientemente e posicionar-se correta e verdadeiramente em um meio como este é fundamental para que o posicionamento digital beneficie a relação empresa-cliente.
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