Ser criativo é uma importante qualidade, seja na vida pessoal ou profissional. A capacidade de usar a criatividade pode ser responsável por inúmeros benefícios, entre eles, a tomada de decisões, resolução de conflitos e incentivo à inovação. Apesar de muitos pesquisadores considerarem que não há uma receita pronta para desenvolver as habilidades criativas, existem conselhos de ordem científica que prometem estimular nosso lado criativo.

Investir no próprio bem-estar mostrou-se um importante aliado. Especialistas afirmam que o comportamento de buscar novas ideias e posicionar-se de maneira original traz uma sensação de realização no dia seguinte. Por consequência, esse sentimento estimula a elaboração de concepções diversas. É o chamado ”ciclo criativo”.

Outro fator relevante é o desenvolvimento dos “elementos” do comportamento criativo na realização de resultados. São estes:

  1.  Independência e liberdade nas ações e decisões;
  2.  Lidar com a incerteza;
  3.  Envolvimento emocional, consistente na intenção de ser criativo, sendo a criatividade a própria recompensa deste processo;
  4.  Envolvimento ativo e persistência durante os obstáculos;
  5.  Domínio de competência: Ter a capacidade de conhecer o que se cria a fim de reconhecer lacunas, novas (des)necessidades ou problemas a serem resolvidos;
  6.  Boa capacidade mental, de maneira geral;
  7.  Gerar resultados trabalhando para concretizar um resultado final;
  8.  Inovação e originalidade são um dos traços mais fortes ao romper com modelos pré-existentes;
  9.  Progresso, desenvolvimento e paciência no processo criativo são fundamentais até mesmo pelo percurso de aperfeiçoamento;
  10.  Auto avaliação no que está sendo produzido: se traduz como fator de satisfação própria na execução do planejamento criativo, e sendo o caso de insatisfação, recomenda-se buscar novas experimentações.

Ainda, no processo criativo é fundamental deixar a mente vagar, o que não significa que o raciocínio deva se desenvolver fora do nexo de resultados. Embora seja um paradoxo, muitos pesquisadores enxergam na ociosidade, a capacidade de origem de novas ideias, mas o foco é imprescindível.

O estímulo criativo pode se desenvolver fora de quaisquer padrões. Assim, cada indivíduo reage de uma forma. Muito, por exemplo, não mantém o mesmo desempenho de inovação diante de circunstâncias estressantes. Conforme mencionado, não há uma receita. Porém, é fundamental nesse processo, guiar-se por novos desafios, inspirar-se diariamente além de não ter medo de assumir riscos e colher resultados, mesmo aqueles inesperados.