“A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro.” Hebert Spencer foi sucinto e ao mesmo tempo genial ao descrever limites da liberdade nesta frase. A liberdade tem por definição conforme no dicionário “Nível de independência absoluto e legal de um indivíduo, de uma cultura, povo ou nação, sendo nomeado como modelo. Estado ou particularidade de quem é livre; característica da pessoa que não se submete.” poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei.”
Enfim, são inúmeras as definições de liberdade mas com o pouco que descrevi podemos notar a importância dessa palavra e o peso que ela traz. A liberdade te permite construir um pensamento e com seus fundamentos, expressá-los ao mundo, te permite questionar, decidir, pautar valores éticos e morais dentro de inúmeros assuntos.
O dever, conforme consta na constituição são obrigações que o Estado tem para com o cidadão e vice e versa. Dever como diz meu pai, é sinônimo de compromisso. Esses podem ser originados de uma lei ou tratado com alguém ou alguma instituição. Acredito que seja nosso direito e dever expressarmos e utilizarmos da liberdade, seja ela de imprensa, seja ela de pensamento.
A liberdade de ideias faz com que o homem seja capaz de cogitar marte, como um planeta habitável e também nos permite sonhar e trabalhar para um mundo com menos desigualdade. Essa liberdade extremamente necessária, fez com que Maria Leopoldina assinasse a independência do Brasil (Há muitos mitos sondando esse assunto, mas existem sérios indícios de que Maria Leopoldina assinou e D.Pedro proclamou). “Pacote básico da democracia: imprensa livre, estado laico, liberdade de expressão…” André Trigueiro – Jornalista e ambientalista . Liberdade, é nosso dever e nosso direito.
Yasmin S.Silva
Referências:
Deixar um comentário