De acordo com o dicionário do Google, a palavra “propósito” significa “aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito”. Ou seja, é aquilo que te faz levantar e sair da cama todos os dias, é o que te motiva. E qual seria a importância de ter um propósito?
Bem, indivíduos com consciência daquilo que querem possuem mais disposição para ir atrás de seus sonhos. Simples assim. Além disso, faz com que se dê maior importância à jornada do que ao destino. Dessa forma, é possível aproveitar os momentos que nos ajudam a conquistar um objetivo final. Isto porque atingir uma meta é diferente de ter um propósito.
Algumas pessoas têm consciência do que as motiva, porém há quem diga que ainda não encontrou seu propósito. Isto acontece porque para reconhecê-lo é preciso ter um grande autoconhecimento, uma vez que é necessário saber suas qualidades e defeitos*. Durante a vida, é possível ter diferentes propósitos, pois mudamos conforme amadurecemos. Contudo, é necessário sempre tê-los em mente, só assim é possível agir de forma consciente.
O escritor norte-americano, Mark Manson, afirma em sua obra: “(…) somos responsáveis por nossas vidas como um todo, seja quais forem as circunstâncias externas. (…) estamos escolhendo sempre, de modo consciente ou não”. Portanto, quando se possui autoconhecimento e definem-se os propósitos, é possível optar pelos caminhos que queremos percorrer e, assim, também definir quais metas desejamos alcançar. Apenas dessa forma, consegue-se aproveitar a vida ao invés de assisti-la passar e se sentir satisfeito com as conquistas realizadas, uma vez que elas foram escolhidas.
“Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”. – Sêneca
* Para saber mais sobre autoconhecimento, acessar o link: https://avra.org.br/autoconhecimento/
Deixar um comentário