Para o consumidor moderno a responsabilidade social das empresas é fator determinante na hora da compra. Através de deduções no imposto de renda e incentivos fiscais é possível investir sem gerar custos para a empresa.
Talvez você não saiba, mas segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos (terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo), 8 em cada 10 consumidores brasileiros têm a responsabilidade social das empresas como fator determinante na hora da decisão de compra. As pessoas não querem mais comprar o que você vende, o consumidor moderno quer comprar o PORQUÊ você vende. Em tempos de redes sócias e comunicação instantânea o cliente não é apenas receptor, mas também emissor da mensagem.
Não basta mais um bom preço, ofertas ou promoções, é preciso que a sua empresa tenha uma identidade e gere valor para sociedade que está inserida, criando um vinculo com seus potenciais consumidores. Neste cenário, empresas investem boa parte do seu faturamento em marketing e formas de criar uma relação afetiva com seus clientes, e para alcançar este objetivo nada mais eficiente do que alinhar seus valores. Mas como começar?
Procure uma organização que tenha valores alinhados com sua empresa.
Sim, investir em causas sociais vai aumentar a visibilidade da sua marca e criar um relacionamento muito mais solido com o seu cliente, porém é preciso alinhar os valores com o de seu público e ser coerente. Para isso é essencial conhecer os seus consumidores, você vende para quem? Crianças, adultos, mulheres chefes de família ou jovens cursando a universidade? Para que a responsabilidade social gere valor para a marca é preciso investir em causas sociais que tenham relevância para o seu público.
Também existem causas de relevância universal, como educação, saúde e meio ambiente, que geram valor para toda a sociedade. Porém é necessário coerência, se a sua empresa investe em causas sociais voltadas para a preservação do meio ambiente o mínimo que se espera é que dentro da empresa também existe esta política, como reciclagem de lixo, redução de matérias descartáveis não biodegradáveis e agentes poluentes. Não subestime a inteligência do consumidor, apesar da valorizar a sua marca a função primordial da responsabilidade social e gerar valor para a sociedade, dar o exemplo de dentro pra fora é o primeiro passo. Mas quanto custa ter responsabilidade social?
Não custa nada ter responsabilidade social.
Literalmente, para que sua empresa tenha responsabilidade social na maioria dos casos não custa nada. No Brasil existem diversas leis de incentivo fiscal para que empresas invistam em causas sociais. As leis são divididas em setores específicos, como cultura, educação, saúda e meio ambiente. A sua empresa continua pagando o mesmo imposto que já pagaria normalmente, sem o acréscimo de gasto. Porém, você poderá decidir de forma direta para onde está verba será destinada, promovendo o desenvolvimento da região onde sua empresa atua.
Também existem leis que possibilitam a dedução no seu imposto de renda por pessoas físicas ou jurídicas. Através do setor de contabilidade que a sua empresa já possui, é possível fazer todo o processo de forma simples. Todas as organizações contempladas por essas leis de incentivo fiscal passam periodicamente por fiscalizações rigorosas para garantir que os recursos sejam destinados para os fins corretos. Além dos benefícios fiscais e fortalecimento da imagem da sua empresa, existe um motivo ainda mais importante.
Antes de você ser empresário você é um cidadão.
Não importa seu gênero, cor, etnia, crença religiosa, condição econômica ou qualquer outra variável. Todos nós vivemos em uma sociedade que é e será o que nós fizermos dela. Muito se crítica o setor público, e com toda razão. Porém enquanto indivíduos nós também temos a obrigação de arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa para construir o mundo que nós idealizamos.
O maior beneficio que a responsabilidade social da sua empresa vai trazer é a consciência de que você está de forma efetiva transformando vidas e histórias. Colocar um sorriso no rosto de alguém e contribuir com o desenvolvimento social é algo que não têm preço.
Agora que você descobriu os inúmeros benefícios da sua empresa ter responsabilidade social, nos conte, quais causas você acredita estar mais alinhadas com seu público alvo?
Gabriel Lacerda.
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