Diante da situação atual que nos encontramos é difícil pensarmos a respeito da nossa carreira, certo? Apesar de muitos a terem super consolidada, muitos outros sofrem com a indecisão e incerteza da atual economia do país e do mundo.

Pensando nisso, gostaria de apresentar a vocês uma ideia interessante que sem dúvida pode refletir sobre nossas decisões profissionais. Jordan B. Peterson é psicólogo e professor na universidade de Toronto e anteriormente lecionou em Harvard,  é conhecido por inúmeras palestras e por defender fielmente a liberdade de expressão.

Em seu best-seller 12 Regras para a Vida – Um antídoto para o caos, Jordan nos ensina a lidar e a entender o caos, seja de qualquer origem. Ele nos traz regras de vida como “Seja preciso no que diz. Busque o que é significativo, não o que é conveniente. Diga a verdade. Ou pelo menos, não minta.” De uma forma encantadora, simples ao mesmo tempo completa, ele nos passa uma visão da psicologia interessantíssima para aplicarmos no nosso dia-a-dia que sem dúvida refletirá em nossa carreira profissional.

Irredutível, apresento-lhes Carol S. Dweck em MINDSET, Carol também é psicóloga e foi professora em renomadas universidades como Columbia, Harvard e atualmente leciona em Stanford. Em seu também Best-Seller nos mostra duas linhas de pensamento que ela chama de mindset de fixo e mindset de crescimento. No mindset fixo as pessoas não acreditam na capacidade de mudança de seus comportamentos, traços e talentos. Já no mindset de crescimento, são capazes e super suscetíveis a transformação dos traços, ideias, inteligência dentre outras características. Entendendo um pouco sobre o funcionamento do nosso cérebro é possível traçarmos um direcionamento interessante, Carol nos ajuda com este mapa com testes e questionamentos que vão te tirar da zona de conforto.

Já que o que mais temos hoje em dia durante a pandemia é tempo, teoricamente vamos então de série!
A Vida e a História de Madam C.J. Walker ou Self Made título original, minissérie disponível na plataforma Netflix, conta com um elenco belíssimo e super talentoso como Octavia Spencer como Sarah (personagem principal) e Garrett Morris como Cleophus pai de Sarah. Uma minissérie extremamente necessária que escancara as dificuldades de uma mulher negra, que em meio a inúmeras dificuldades e preconceitos se torna uma empresária de sucesso. Sarah com sua bela e sofrida história, nos mostra a frieza da humanidade e sua garra e força de vontade em se tornar uma mulher independente e dona de sua própria linha de produção de cremes capilares. É sem dúvida um exemplo de crença, persistência, foco, objetivo e motivação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com uma proposta super leve descontraída trago também como uma ótima opção para o fim de semana, o filme
Um senhor estagiário. Após anos de experiência, o viúvo e aposentado Ben (Robert De Niro) em meio a sua monótona vida atual, busca um novo rumo quando encontra uma vaga de estagiário sênior. Um programa para recolocação de idosos em ambientes corporativos. Com Jules (Anne Hathaway) como criadora e CEO da empresa, ambos encaram essa oportunidade de uma forma super interessante, onde são capazes de ensinar e aprender. Com essa proposta tiramos lições bacanas sobre paciência, liderança, respeito, empatia, generosidade e mentoria.
O filme também encontra-se disponível na plataforma Netflix.

Por Yasmin Silva

Referências: https://www.erealizacoes.com.br/colaborador/jordan-b-peterson

https://en.wikipedia.org/wiki/Carol_Dweck

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/5-licoes-do-filme-um-senhor-estagiario-para-a-sua-carreira

www.netflix.com.br