O esperado fim de 2020 chegou, mas nada mudou tanto assim. Na esperança de um ano completamente diferente, nós, convenientemente, nos esquecemos de que a pandemia não sumiria quando o relógio mostrasse 00:01. Apesar da alegria da chegada da vacina, a lenta campanha deixa ainda mais distante o sonho de voltarmos a sair de casa. Então como tornar 2021 mais produtivo e com mais conquistas?

Acredito que o primeiro passo é a gratidão. Estamos vivos e, nesse momento, já é um grande feito. Através do reconhecimento das pequenas conquistas, é possível planejar um ano consciente de que não será possível fazer todos os programas que achávamos que faríamos caso tivéssemos tanto tempo em casa. Se não me falha a memória, no início da quarentena, todo mundo entrou num ritmo de fazer mil coisas dentro de casa: aprender novas receitas, fazer exercícios físicos, colocar os livros em dia e também as séries, aprender a pintar, fazer crochê. Tudo isso ao mesmo tempo em que lidávamos com a nova dinâmica do trabalho home office.

Parecia que os brasileiros estavam se inspirando na Rapunzel da produção “Enrolados”.  A questão é que todo mundo esqueceu que o filme era uma produção da Disney. Em um curto espaço de tempo, percebemos que essa rotina não funcionaria e encaramos com mais seriedade o fato de estarmos em quarentena. Portanto, não se empolgue: se você não teve essa rotina maluca em 2020, por que acha que seria diferente em 2021? Seja grato por ter chegado aqui e encare o ano com a mesma sobriedade adquirida no ano anterior.

Contudo, ainda assim é importante estabelecer metas. Assim, é possível chegar ao fim do ano nos sentindo satisfeitos com tudo o que conseguimos conquistar. Com isso em mente, é importante estabelecer o que você deseja alcançar naquele ano. Inicialmente, faça uma lista, separando em cada área da vida que você considere importante. Separe cada objetivo seu em meses. Depois organize ao menos as semanas do mês. Cada início de mês será seu ano novo, no qual estabelecerá suas novas conquistas. Porém, lembre-se: você não é o super-homem ou a mulher maravilha, não adianta colocar mil metas em um único ano, mês ou semana. Isso fará apenas com que fique desestimulado por não atingi-las, gerando uma bola de neve de feitos não realizados por você.

Outro importante ponto é lembrar que imprevistos acontecem e que talvez você tenha que reajustar sua semana inteira por causa de situações que não esperava. Não se cobre excessivamente, é completamente normal que isso aconteça. No entanto, em cada dia, tente ao menos concluir uma das metas estabelecidas anteriormente. Esta dica é principalmente para aqueles que ainda não possuem o hábito de ser organizado. Se você está começando agora a preparar uma agenda com objetivos e compromissos, fique tranquilo. Você ainda cometerá muitos erros na tentativa de se tornar uma pessoa mais planejada, mas estará no caminho certo ao persistir, pesquisar e se esforçar para cumprir com o que propôs para si. Até porque alcançar metas é justamente isso: não desistir até que consiga chegar lá.

Mas onde fazer toda essa organização? Bem, isso vai de acordo com o gosto de cada um. Há pessoas que preferem fazer planilhas, outras que preferem a agenda eletrônica do celular ou agendas físicas. Existem até mesmo aplicativos que ajudam nessa difícil tarefa, como o Trello, Organizze, Evernote, Asana etc. Portanto, teste para encontrar o que mais funciona com você e pesquise as melhores estratégias para conseguir atingir suas metas. Essa pequena atitude pode tornar seu 2021 muito melhor, pois aprender a se planejar nesse ano é fundamental para que não encaremos a pandemia sem esperanças. Mesmo em nossas casas, o ano ainda pode prometer muito, desde que consigamos enxergar as oportunidades e compreender as limitações ainda existentes nesse novo ciclo.